Finale 2006

sábado, maio 13, 2006

Menu Options - Opções

Dica do membro da comu "Finale Brasil" no orkut DICO. Ele colocou de mandeira bem prática pq existe e para que serve este menu, nem tanto usado pelos usuários do Finale. Segue abaixo o que ele postou na comunidade:

Esse menu serve pra vc deixar o Finale com a sua cara!
Measure Units: esse é um submenu q provavelmente vc ñ vai mexer. Aqui são listadas as unidades d medida q o programa usa em várias situações. Uma breve explicação delas:*EVPUs: ENIGMA Virtual Page Unit-unidade d página virtual ENIGMA. São 288 por polegada.*Inches: polegadas. + ou - a medida da 2ª falange do polegar. A padrão é a inglesa-q equivale a 25,4mm.*Centimeters: centímetros. Essa vc já conhece.*Points: pontos. Há 72 deles em 1 polegada e 12 em uma pica (eu héin!).*Picas: deixa pra lá...*Spaces: Espaços. É a distância entre as linhas da pauta, q no Finale é = a 24 EVPUs.Mas vc pode escrever usando outras unidades durante seu trabalho. É só botar as abreviaturas (ou o nome todo mesmo) das unidades d medida q o Finale converte para a unidade-padrão escolhida. As abreviaturas são:*EVPUs - evpus, e (o Finale ñ entende Evpus, por ex, c/ o "E" maiúsculo e o resto minúsculo)*Polegadas - inches, inch, in, i ou ” (haspas)*Centímetros - centimeters, cm ou c*Milímetros - millimeters, mm ou m (sim, essa pode tbm!)*Picas - picas ou p*Pontos - points, pts ou pt*Espaços - spaces, sp ou s
Enharmonic Spelling: outro submenu pouco mexido, mas muito útil pra quem usa um teclado MIDI p/ escrever, além d ser usado p/ importar arquivos MIDI e p/ alguns comandos do Mass Edit. Pra q serve? Pra vc determinar, por ex, se a nota entre o Dó e o Ré será um Dó# ou um Réb! Repare q isso ñ serve p/ notas diatônicas (aquelas q estão dentro do tom determinado na armadura). Ou seja, em um tom de G maior o Fá# será sempre um Fá#.
Ps.: se vc só usa o teclado do computador p/ escrever, esqueça esse submenu.
Atenção - logo estarei completando este post. Abraços a todos os usuários.

quinta-feira, maio 04, 2006

Menu File: Exercise Wizard

Cria exercícios para serem impressos. Ao selecioná-lo, vc poderá montar exercícios em quatro etapas mostradas abaixo:

Págian 01 de 04 - LESSON TITLE: Cria o título geral da lição, define a fonte a ser utilizada, e o tamanho da página.
Traduzindo o texto:
O EXERCISE WIZARD ajuda você criar lições costumeiras combinando exercícios.
Você pode fazer:
- começar a lição com um título
- os exercícios para serem incluídos na lição
- Um título para todos os exercícios (este será impresso na clave transposta do instrumento)
- Um teste padrão para a articulação de cada exercício
- o grupo de instrumentos (ou somente um instrumento) para a qual a lição será gerada
Para iniciar, dê um título para a lição e clique em “Avançar”.
Página 02 de 04 - SELECT EXERCISES: Tem os exercícios pré-selecionados: escalas, intervalos, arpejos, terças, imprevisíveis, escalas com ligaduras e rítmos, respectivamente. Dentro de cada item há opções que você pode escolher, sempre clicando no sinal de mais para visualizar seu conteúdo, até chegar no exercício proposto. OBS – não se esqueça de adicionar o exercício selecionado clicando no botão “Add >>”, ao lado. Clique em “Avançar >” para continuar.
Página 03 de 04 - SELECT KEY AN ARTICULATIONS:
Página 04 de 04 - SELECT INSTRUMENT/ENSEMBLE: É um caixa de diálogo parecido com a página 2 do New..., funciona da mesma maneira, praticamente. A diferença eh que nesta página você encontra na parte inferior esquerda uma opção para determinar se o exercício é BASIC (básico), INTERMEDIATE (intermediário) ou ADVANCED (avançado).
OBS – quando se clica no botão SAVE LESSON... o finale abre um novo caixa de diálogo com três opções, traduzidas a seguir: Salvar arquivo como lição - Este salvará um texto contendo instruções de como usar o finale para gerar uma lição. Use esta opção para salvar suas seleções para usar posteriormente ou modificá-la). Salvar arquivo com notação - Este salvará um arquivo típico do Finale para instrumento na tonalidade selecionada. Use esta opção para criar uma notação para distribuição eletrônica para os membros do seu grupo. (O arquivo pode ter aspecto e impressão com qualquer notação do programa Finale, até mesmo bloco de anotações, a livre notação do programa para estudantes). Ambos - Este salvará a lição e a notação do arquivo.

Menu File: Document Without Libraries

Este submenu cria um novo documento com apenas um compasso e uma pauta, com sinal de compasso quaternário padrão. Você pode cancelar o arquivo padrão Maestro Font Default, se você quiser abrir um documento em branco (o documento abre com um compasso apenas, lembrando as primeiras versões do Finale). O que acontece de fato é que todas as bibliotecas do Finale se tornam indisponíveis.

Menu File - New: Default Document

O Default Document (chamado também de Maestro Font Default) abre um documento (partitura) com uma pauta em branco e 31 compassos vazios para você começar a escrever a música. Esse arquivo inclui o conjunto padrão de expressões, articulações, repetições, figuras especiais e outras marcações que podem ser encontradas na caixa de diálogo selection de cada item citado. Na verdade o modelo torna disponível todas as bibliotecas padrão do Finale. Se você mantiver esse documento (“Maestro Font Default.FTM”) na pasta Component Files, cada parâmetro do Finale será ajustado a maneira como você tem trabalhado. Sempre que você escolher New no menu File as últimas mudanças feitas são incorporadas no modelo. O arquivo Maestro Font Default é instalado junto com o programa. Você pode customizar esse arquivo e deixá-lo do jeito que preferir. Se você não gosta da fonte que é usada no Lyrics ou se você só trabalha com papel A4 saiba que é possível mudar esses itens e torná-los padrão para cada novo documento. O processo para customizar o arquivo padrão é muito simples. Escolha Open do Menu File; na caixa de diálogo Open, vá até a pasta Finale 2006/Component Files, escolha Finale Template Files na lista Arquivos do tipo e abra o arquivo Maestro Font Default.FTM.
Faça a mudança que quiser nesse documento. Mude a fonte do lyric, o tamanho da página, adicione expressões, escreva um título padrão etc. Quando você terminar, escolha Save no Menu File, depois escolha Finale Template File na lista Arquivos do tipo, e finalmente nomeie o arquivo para Maestro Font Default.FTM e dê OK (o antigo arquivo Maestro Font Default será sobrescrito). A partir de agora, ao abrir o Finale e escolher New/Default Document no Menu File ou escolher New/Document With Setup Wizard, será aberta uma cópia formatada com todas as mudanças que foram feitas. Se o arquivo Maestro Font Default não estiver na pasta Component Files, o Finale abrirá um documento não formatado com um compasso só - ver o tópico New: Document Without LibrariesDocument From Templates...: O Finale vem com diversos arquivos temporários — novas partituras já configuradas para quarteto de cordas, banda de jazz, orquestra completa, etc. Para poupar o trabalho de configurar tais “páginas de partitura”, existe o Document From Template. Ao ser selecionado, o Finale exibirá a caixa de diálogo Open, onde você pode selecionar o template que quer usar. Clicando duas vezes no template que deseja, o Finale automaticamente abrirá uma cópia sem título daquele template, a qual você pode salvar com o nome que desejar. O Document From Template preserva o template original sem modificá-lo, então você poderá utilizá-lo novamente na próxima vez que precisar de uma configuração similar.
Postado na cumunidade do orkut Finale Brasil, por Albérico Souza

Menu File - New: Document With Setup Wizard

É uma espécie de mini aplicativo que funciona para ajudar na formação inicial de seu documento. Ele consiste de quatro etapas, descritas a seguir:
  • Página 01 de 04 - TÍTULO: é a página de título, onde vc add título, compositor, direitos autorais, tamanho da página (normalmente se usa o formato A4) e a sua disposição (retraro ou paisagem).

  • Página 02 de 04 - SELECT INTRUMENT(S): Nesta janela você irá escolher o instrumento ou grupo de instrumentos que irão compor sua partitura.

Aqui os instrumentos estão agrupados por naipe, na coluna esquerda, no qual contém o instrumento desejado na coluna do meio e em seguida clique no botão ADD ou ADICIONAR. Você pode repetir essa operação quantas vezes forem necessárias. O grupo de instrumentos escolhidos errado, ou que você queira mudar a instrumentação, clique no botão REMOVE ou REMOVER. Note que há uma opção denominada SCORE ORDER ou INSERIR ORDEM, que define a ordem dos instrumentos na partitura. O padrão é a ordem orquestral, mas essa opção pode ser alterada com o uso das setas no canto direito da coluna direita. Para tanto basta clicar no instrumento na coluna direita e usar as setas para mudar sua posição na partitura. O SELECT AN ENSEMBLE serve para que, quando você salvar um grupo de instrumentos, ele fique mais fácil e rápido de ser acessado, sem que você precise escolher um por um.

  • Página 03 de 04 - KEY & TIME SIGNATURES : Oferece opções de tempo e tonalidade da música a ser escrita.

PS: Note que se você clicar no ponto de interrogação (sinais de compasso), aparecerá uma outra janela que dá a possibilidade de se montar qualquer sinal de compasso.

  • Página 04 de 04 - FINAL SETTINGS: Nesta última parte incluem-se informações como: SPECIFY INITIAL TEMPO MARKING, onde se especifica o andamento inicial da música, e a figura correspondente. Essa função só será exibida se o caixa de diálogo for selecionado; SPECIFY PICKUP MEASURE, anacruse. Essa função só deverá ser selecionada se a música iniciar com uma anacruse. Nesse caso, após selecionar o caixa de diálogo, escolher a figura que corresponda ao valor total das figuras que formam o gesto anacrúsico; DEFAULT MUSIC FONTN, opção que determina a fnte padrão do documento, com as opções MAESTRO (fonte principal do finale) ou JAZZ (imitação de manuscrito).

Menu File: New



Composto por 07 ítens, o submenu New (NOVO) do menu File (Arquivo), como o próprio nome jah diz, serva para abrir novos documentos, sejam eles de forma padrão ou não.

Basicamente, na ordem em que aparecem, eles fazem o seguinte: abrir uma janela para personalizar o documento, abrir um documento padrão, abrir arquivos pré-estabelecidos pelo finale, tornar as bibliotecas do finale indisponíveis, abrir um exercício, formar uma performance, ou um acompanhamento fácil.

Todos eles serão explicados detalhadamente nas próximas postagens.

Menu File: Launch Window

Tb conhecido como Janela de lançamento, ou janela de abertura, é a primeira coisa que vc encontra ao abrir o Finale 2006.

Essa caixa de diálogo inicial, serve como forma de acesso rápido para abrir documentos novos ou antigos, com ela se pode abrir basicamente todos os arquivos que o finale oferece, sejam eles pré-estabelecidos pelo programa ou salvos anteriomente.

Os submenus desta caixa de diálogo não serão explicados totalmente, pq serão abordados em cada menu apresentado posteriormente. Porém, uma explicação rápida e básica será oferecida:
  1. CREATE NEW MUSIC: criar novos arquivos; SETUP WIZARD…: cria novos documentos. DEFAULT DOCUMENT: cria um documento padrão com apenas uma pauta/pentagrama; mas isto não significa que não se possa, posteriormente colocar outras pautas, mudar o som do instrumento etc. TEMPLATES…: cria grupos instrumentais comuns. É muito interessante para criar provas, com questões etc. Será melhor explicado posteriormente. SCANNING…: scanea algum arquivo. EXERCISE WIZARD…: criar um exercício. FPA WIZARD…: cria uma nova performance de arquivos, sejam eles documentos, exercícios, ou abre arquivos já existentes. SMARTMUSIC WIZARD…: Smart Music significa, numa tradução literal, “música fácil”; assim podemos entender que este recurso permite que você crie ou abra formas de acompanhamentos de maneira prática e fácil. Ele serve, por exemplo, para criar um acompanhamento de piano para um cantor.
  2. OPEN EXISTING MUSIC: abrir arquivos existentes; OPEN…: Abrir. Este comando te dá a opção de procurar um arquivo já existente no seu computador. OPEN RECENT FILE: abre o arquivo utilizado por último. IMPORT FILE…: importa arquivos de outros editores de partituras, como: encore, midiscan, rhapsod etc.
  3. CUSTOMIZE MY FINALE (PROGRAM OPTIONS): programar o Finale para que seja usado sempre da mesma forma, ou seja, entrar nas opções do programa.
  4. LEARNING CENTER: entrar na central do programa. QUICKSTAR VIDEOS: apresentação de vídeos com explicações sobre o programa. USER MANUAL: manual. TUTORIAL GUIDE.

Menu File


Traduzindo rapidamente cada submenu, temos a figura ilustrada ao lado.
Iremos destrinchar este menu todinho, assim como todos os outros menus deste programa.
Se tiver alguma dúvida ou crítica, se perceber que algo saiu errado, comunique, poste seu comentário.
OBS: esta tradução foi feita por outro programa, por isto pode conter erros, mas como eu naum sei falar inglês mto bem, pra mim está tudo maravilhoso... hehehe...

Barra de Menu's

A barra de menu do finale é composta por basicamente 10 menu’s onde cada um deles, ao serem selecionados, abrirão sub-menus, dispostos da maneira abaixo.


  1. File - Arquivo
  2. Edit - Editar
  3. View - Exibir
  4. Options - Opções
  5. MIDI
  6. Plug-in
  7. Tools - Ferramentas
  8. MassEdit - essa eh variável, vai depender do ícone da barra de ferramentas que for selecionado
  9. Window - Janela
  10. Help - Ajuda

Layout do Finale


Vamos começar pelo começo. Antes de qq coisa é preciso saber o que são as barras de ferramentas, de menus, de rolagem etc... Para isto foi criado o layout do Finale 2006 bem arrojado e dinâmico.

terça-feira, maio 02, 2006

Bem vindos!!!

Olá galera. Finalmente estamos com um site que poderá abordar tudo sobre um dos programas mais utilizados para criação e edição de partituras - Finale.

São mtas as versões utilizadas pelos diversos usuários do programa, porém uso a versão 2006, que acredito ser a mais recente (por eqto), uma vez que todos os anos são lançadas novas versões com aprimoramentos básicos.

ORKUT - entre na comunidade finale brasil no orkut. O endereço é: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2216510. Participe com a gte e coloque as suas dúvidas tb.

Baixaki
encontre um programa:
Baixaki encontre um programa: